Uma nova madrugada com a Globo

segunda-feira, 31 de março de 2008

Lembro-me que há alguns meses atrás numa dessas viradas de noite com amigos regadas a pipoca e filmes, zappeando a TV aberta eu me deparei com "As virgens suicidas", bem no comecinho. Filme já conhecido, trilha sonora do Air, Kirsten Dunst muito insinuante e tudo mais. Ponto para a Globo. Mas não é que, num momento de nostalgia (tédio) e pavor, a mesma Globo me arma uma nova surpresa?


O filme é de 2004. Para ser mais preciso, é a estréia de Jacob Aaron Estes como diretor; e tem no elenco o pequeno Rory Culkin (o caçula de Macaulay), que já atuou em "Sinais", interpretando o filho do Mel Gibson (aquele guri com asma, sim). Mas era preciso um pouco mais para me prender a atenção.



"Quase um segredo" (Mean Creek, no original) se passa em algum lugar no Oregon - EUA, onde o pequeno Sam (R. Culkin) tem problemas com um valentão de sua escola. Para dar o troco, Sam, seu irmão e alguns amigos armam uma falsa viagem de aniversário e convidam George, o valentão. Ao longo da viagem, George transparece insegurança e deixa mais do que claro que seus atos são um modo de chamar atenção (já que ele é o gordinho da turma), e mesmo arrependidos da idéia de dar um trote, pode ser tarde demais para voltar atrás.

Apesar da minha resenha meia-boca, o filme é mesmo imperdível. É denso e muito bem construído, com uma atmosfera pesada e cheia de arrependimentos por todos os lados. De certo modo, a mesma sensação que fiquei ao assistir "As virgens suicidas", talvez porque ambos apontem como culpados os pais ausentes. Há ainda a questão da violência partindo dos mais novos, numa abstração completa do universo adulto, como nos momentos de decisão que acompanham os momentos finais do filme.

Tudo isso é disposto com diálogos marcantes e uma atmosfera melancólica que vai aos extremos através de uma roupagem predominante em tons pastéis e da trilha sonora etérea, de tomandandy (TomAndAndy.com).

Participou do Festival de Cannes em 2004.

Links úteis: Script do filme
Filme em torrent
Imagens / Storyboards

2 comentários:

Juliana disse...

Su, outro dia eu vi um filme de terror muito bom (de madrugada na globo mesmo!): os inocentes! Não sei se você já viu, mas se não, aluga! É muito assustador... beijos

Outra hora disse...

rs... "Os inocentes" foi o filme que passou logo depois de "Mean Creek". Mesmo dia. E por sinal, eu também (re)vi!

Beijos, Pie!